Sistemas Off-Grid – Monitorando resultados

porRicardo Jorge

Sistemas Off-Grid – Monitorando resultados

Monitorar – Conhecer – Gerenciar e Investir

Investimento

Sem a correta monitoração, seus investimentos em energias renováveis podem demorar a trazer os resultados esperados.

Em sistemas off-grid monitorando resultados, faremos uma introdução sobre a relação entre a monitoração e os resultados finaneiros alcançados.

O conceito de ROI ( Retorno de Investimento ), deve estar presente em qualquer investimento e as energias renováveis não são diferentes.

Sem os devidos parâmetros, será impossível saber como e no que investir, quando for necessário.

E ainda mais importante : será que os investimentos já feitos, tiveram os resultados esperados ?

Caso ainda esteja em dúvida sobre a necessidade de monitoração, acampanhe as perguntas abaixo e tente responder cada uma delas.

  • Vocẽ que é um profissional da área, ou utiliza energias renováveis como solar e eólica, consegue acompanhar de maneira consistente, seus investimentos e os resultados obtidos?
  • No momento em que desejar investir, qual componente deverá ter prioridade, trazendo mais eficiência e maximizando os resultados desse investimento?
  • Tem algum histórico que demonstre a performance de seu sistema ao longo das várias estações do ano, ou antes e depois de alguma modificação?
  • Sabe se as suas baterias atingem a tensão de flutuação adequada e por quanto tempo ficam neste regime?
  • Consegue dizer se o horário do dia, o dia da semana ou até mesmo a temperatura, tem relação com a performance de seu sistema?
multimeter

Para responder a qualquer dessas perguntas, não basta ter medidores pontuais que apenas mostram o que está ocorrendo enquanto você olha para eles.

Monitorar para obter resultados

Você precisa de algo que registre o comportamento de seu sistema, em uma operação 24 X 7.

Também é necessário cruzar as informações da etapa AC ( inversor de tensão ), com a etapa DC ( geração e acumulação nas baterias ).

Além disso, um sistema como esse deve proporcionar liberdade para o usuário, operando independente de marca e modelo dos demais componentes instalados : inversores, controladores de carga, painéis, geradores, etc.

Um sistema assim, também abre inúmeras possibilidades para quem deseja proporcionar um Suporte Técnico de qualidade, utilizando as informações coletadas.

E com os dados coletados e enviados para uma base de dados, será possível criar alertas, relatórios e análises poderosas – IoT + Big Data.

Estamos em fase avançada de testes com nossos protótipos.

Entre em contato para saber mais sobre este produto.

Artigos relacionados :

arduino – Monitor para energia solar e eólica – Parte 1

Sistemas Off-Grid – Calculadora ROI – Guia Definitivo – Parte 1

Sistemas Off-Grid – Durabilidade das baterias

Matriz Energética e Elétrica


Sobre o Autor

Ricardo Jorge administrator

Deixe uma resposta