Quatro tendências para IoT em 2021

Ricardo Jorge porRicardo Jorge

Quatro tendências para IoT em 2021

Nesta seleção sobre quatro tendências para IoT em 2021, abordaremos temas que estão entre os principais focos para aplicação de IoT, mas devido ao dinamismo desta tecnologia e das necessidades que enfrentamos por causa da pandemia, muito mais deve surgir.

Fique atento ao nosso Blog, pois novas atualizações serão publicadas assim que surgirem novidades.

A quarta revolução industrial está relacionada à capacitação digital e ao direcionamento de novas tecnologias e serviços de TI em ativos de ponta e nuvem para impulsionar a produtividade.

Essas tecnologias incluem tudo, desde análises avançadas, plataformas industriais de IoT, inteligência artificial e “gêmeos digitais” ( digital twins ) e atendem às principais necessidades do setor de manufatura.

Observação : digital twin, é um modelo digital utilizado para simulações.

Nos últimos anos, observou-se que a Internet das Coisas cresceu rapidamente.

De acordo com a pesquisa do setor, haverá 35 bilhões de dispositivos IoT instalados globalmente até 2021 e algo próximo a75 bilhões até 2025.

Essencialmente, como uma rede orientada para a tecnologia de dispositivos conectados, a Internet das Coisas tem o potencial de permitir melhor compartilhamento de dados dentro do sistema.

Sua capacidade de permitir que máquinas e equipamentos se comuniquem impactará as indústrias.

O ano de 2020 testemunhou um rápido crescimento da transformação digital e, com o aumento da conectividade, 5G, Lora, LoRaWAN, melhorias em IA e aprendizado de máquina, IoT estendeu suas raízes na vida das pessoas e nas indústrias.

Olhando para 2021 e os próximos anos que virão, a tecnologia IoT estará no centro das atenções de todas as organizações.

Tomando como exemplo o ano de 2020, podemos imaginar o quanto IoT será útil, principalmente nas áreas de saúde e segurança.

Quatro tendências para IoT em 2021


Fabricantes de dispositivos conectados investirão em saúde

Nota : Dispositivos conectados também conhecidos como wearables ou dispositivos vestíveis.

A pandemia aumentou significativamente os recursos da telemedicina e no ano de 2020, nos Estados Unidos, houve um aumento aproximado de 50% no uso de telessaúde, quando comparado a 2019.

Um dos benefícios significativos da telemedicina é que ela reduz o contato entre pacientes e profissionais de saúde e também com outros pacientes.

Os dispositivos IoT ajudam os profissionais da área médica a obter informações em tempo real sobre os dados do paciente enquanto estes pacientes permanecem em suas casas.

Nos próximos anos haverá uma necessidade maior do uso de telemedicina, para gerenciar doenças e monitorar a saúde das pessoas.

A telemedicina deve continuar mesmo depois que a pandemia acabar.

De acordo com especialistas do setor, também haverá maior interesse em dispositivos digitais de saúde entre os consumidores, devido à conveniência e preços mais acessíveis, e a tecnologia crescerá US$ 185 bilhões até 2026.

IoT se tornará universal nos processos industriais


Pela primeria vez, devido a pandemia, a indústria de manufatura e outras que utilizam equipamentos de alto custo, perceberam as vantagens da monitoração remota.

O rastreamento remoto de máquinas, que teve início durante a pandemia, já é visto como uma opção viável no ambiente pós pandemia e várias organizações já se preparam para adotar esses recursos.

Com a ajuda da tecnologia orientada à IoT, os fabricantes e empresas farmacêuticas foram capazes de conectar ativos industriais neste ano a operações remotas, garantindo negócios como de costume durante o período de pandemia.

Os benefícios e o impacto positivo prometem investimentos significativos em IoT em 2021, de acordo com relatórios do setor.

Especialistas da indústria de base, especialmente empresas de serviço de campo, usarão cada vez mais essa tecnologia, fazendo com que as máquinas conectadas continuem a ganhar impulso em 2021.

IoB deverá crescer

Nota : IoB Internet of Behaviour – Internet do Comportamento ou Internet Comportamental.

IoB captura a “informação digital” da vida das pessoas através de várias fontes, permitindo que entidades públicas ou privadas possam usar essa informação para influenciar o comportamento.

O COVID-19 mudou a maneira de pensar de muitas organizações.

O distanciamento social e o trabalho em casa ( Home Office ) são o novo normal para muitas pessoas e permanecer saudável é uma das principais preocupações.

Portanto, esperamos ver mais tecnologias de IoT que monitoram o comportamento das pessoas de várias maneiras, para fazer cumprir as diretrizes de saúde e segurança.

As organizações estão aproveitando a tecnologia para monitorar o comportamento do consumidor e do cliente.

Algumas das ferramentas tecnológicas incluem rastreamento de localização, big data e reconhecimento facial.

Internet of Behaviors (IoB) pode ser entendida como uma abordagem centrada nas pessoas, através do uso de IoT.

Essa tendência destaca a importância de manter os clientes no centro de cada estratégia organizacional para ter sucesso no longo prazo.

Edifícios inteligentes mudarão a forma de trabalhar

Os processos de isolamento tendem a ser relaxados ao longo de 2021, mas a pandemia continua.

As empresas retomaram um número parcial de funcionários com funções críticas, trabalhando enquanto a maioria dos funcionários ainda trabalha em casa até o próximo ano.

De acordo com um relatório do setor, em 2021 a tecnologia de edifícios inteligentes estará focada em aplicativos IoT para iniciativas de escritórios inteligentes.

Essas iniciativas incluirão iluminação inteligente, monitoramento ambiental e de energia, e a utilização de sensores para monitorar o uso do espaço e também a circulação dentro do ambiente.

Participe de nosso blog, deixando seus comentarios sobre esta seleção das quatro tendências para IoT em 2021.


Artigo baseado neste link


Artigos relacionados :

Indústria 4.0 e a Internet das Coisas Industrial – IIoT

Indústria 4.0 – Introdução

IoT – coletores para todos os perfis de uso

Utilizando LoRa LoRaWAN e LPWAN com IoT


Grupo no Telegram


Sobre o Autor

Ricardo Jorge

Ricardo Jorge administrator

Deixe uma resposta