Energia eólica ou solar em sua casa?

porRicardo Jorge

Energia eólica ou solar em sua casa?

Quando consideramos o uso de energias renováveis no campo ou no cidade, as duas opções mais comuns são a eólica e a solar.

Neste artigo, conheceremos um pouco mais sobre cada uma delas.

Esta é uma tradução de um artigo norte americano.

Um número crescente de proprietários de residências nos Estados Unidos está recorrendo a fontes de energia renováveis ​​para fornecer energia para suas casas. Os sistemas de energia renovável mais práticos são a energia solar fotovoltaica (FV) e os geradores eólicos de pequena escala.

Ambas as fontes dependem das forças da natureza, mas no geral, os painéis solares são uma ótima opção para geração consistente de eletricidade. Além disso, os sistemas de energia solar não incluem componentes móveis que requerem manutenção frequente, como fazem as grandes turbinas eólicas em movimento.

Nós o orientaremos nas principais diferenças entre a energia eólica e a solar para ajudá-lo a determinar qual opção de energia limpa faz sentido para suas necessidades de eletricidade.

Qual é a eficiência dos painéis solares?

A eficiência dos painéis solares é uma medida de determina quanto os painéis poderão converter a energia do sol em eletricidade.

Por exemplo, se assumirmos que toda a irradiação solar que cai em um determinado ponto da Terra pode ser transformada em 100% de energia, um sistema de painel solar típico deve ser capaz de converter 15-22% dessa energia em energia elétrica.

Os painéis solares mais eficientes do mercado, de marcas como SunPower e Panasonic, convertem cerca de 22% da energia solar em energia. No entanto, geralmente é mais barato comprar uma quantidade maior de painéis solares menos eficientes do que menos painéis solares mais eficientes.

Imagine que você esteja planejando instalar um sistema de painel solar de 5 kW. Você pode escolher entre instalar 13 painéis solares de alta eficiência a um preço superior ou 18 painéis solares de baixa eficiência a um preço inferior.

Se você tem um telhado grande, faz mais sentido comprar os painéis solares menos eficientes, pois eles não custam muito dinheiro para instalar. No entanto, se você tiver espaço limitado no telhado, comprar os painéis de alta eficiência seria uma escolha melhor, para garantir que o sistema caiba no seu telhado.

Qual é a eficiência da energia eólica?

A eficiência da energia eólica é medida pela quantidade real de energia cinética que é convertida – o que significa que quando o vento atinge a turbina, a turbina se move para produzir energia.

A maioria das turbinas eólicas pode converter cerca de metade do vento que as atinge em energia elétrica, com uma taxa de conversão mais alta para turbinas eólicas offshore.

A capacidade de converter o vento em energia depende dos níveis do vento e da velocidade do vento que atinge a turbina.

Se não houver muito vento, menos energia será gerada. Turbinas eólicas cada vez mais altas são mais eficientes porque mais vento em velocidades mais altas pode atingir essas turbinas, produzindo mais energia.

Qual é mais eficiente – energia solar ou energia eólica?

Nos Estados Unidos, a maioria dos proprietários historicamente prefere usar painéis solares de telhado como uma opção de energia sustentável para alimentar suas casas. Mas, um número crescente de entidades comerciais está se movendo em direção a parques eólicos.

Na verdade, de acordo com o Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL), a energia solar e eólica podem facilmente substituir os combustíveis fósseis para combater as mudanças climáticas sem grandes revisões de infraestrutura no setor de energia.

O único benefício da energia eólica sobre a solar para a sua casa é que as turbinas eólicas podem gerar energia 24 horas por dia, uma vez que não dependem da luz solar. Uma única turbina eólica pode gerar a mesma quantidade de eletricidade em kWh (ou quilowatt-hora) que milhares de painéis solares.

Então, tecnicamente, a energia eólica é mais eficiente do que os painéis solares, mas não é tão fácil capitalizar os recursos eólicos como utilizar a energia solar.

O vento só faria sentido para os proprietários de casas se eles tivessem um grande terreno e vivessem em uma área com muito vento que pudesse alimentar as turbinas.

É possível combinar energia solar e eólica?

Combinar energia solar e eólica oferece uma oportunidade única. Isso só é realmente prático se você tiver muitos hectares de terra, como uma fazenda, praticar a eficiência energética e utilizar um sistema off-grid.

Ao incorporar a geração de energia solar e eólica, você pode ter certeza de que sua casa sempre será abastecida com energia quando você estiver fora da rede. Se não houver muito sol, o vento pode ajudá-lo a obter energia. Por outro lado, se não estiver ventando, o sol fornecerá energia para sua casa.

Com sistemas híbridos como este (e especialmente um sistema off-grid), faz sentido instalar uma bateria solar para armazenamento de energia em excesso. Essa energia armazenada pode ajudar a fornecer energia se suas fontes renováveis ​​não produzirem eletricidade suficiente durante os dias com condições climáticas abaixo do ideal.

Um sistema combinado será definitivamente caro, mas existe o potencial de vender energia extra de volta à rede em um processo chamado medição líquida. Combinar energia solar e eólica realmente só faz sentido para comunidades rurais com muito espaço de sobra.

Onde a energia solar funciona melhor?


O sol é uma fonte abundante de energia, embora alguns lugares estejam naturalmente expostos a mais horas de luz solar do que outros. Estados mais ensolarados como o Texas e a Califórnia permitem que os painéis solares gerem mais eletricidade do que Estados como Washington, onde há nuvens com mais frequência.

As direções em que os painéis solares são instalados também podem aumentar ou diminuir a eficiência. No hemisfério norte, é melhor colocar os painéis solares voltados para o sul, sem cobertura de sombra sobre os painéis.

Embora os sistemas solares instalados em qualquer Estado possam fornecer a quantidade de energia de que sua casa precisa, se você mora em um Estado mais nublado, permanecer conectado à rede ou instalar uma bateria de reserva pode ajudá-lo a funcionar com eletricidade limpa o dia todo.

Onde a energia eólica funciona melhor?

O vento nem sempre está disponível, mas tem uma ligeira vantagem sobre o solar, pois pode gerar eletricidade à noite, quando o vento sopra.

Ao considerar o uso de turbinas eólicas, a geografia é o fator mais importante. Os sistemas eólicos requerem ambientes que são quase estéreis de grandes quebra-ventos e edifícios, portanto, posicioná-los no oceano, nos grandes lagos dos EUA ou no meio-oeste faz mais sentido.

Com base nos dados mais recentes de 2018, os EUA geraram 275 milhões de megawatts-hora de energia eólica. Devido a seus ambientes ventosos, metade dessa energia foi gerada no Texas, Oklahoma, Iowa e Kansas.

A energia eólica está se tornando mais popular nos Estados Unidos e está começando a ser incorporada tanto onshore quanto offshore.

Quais são as principais desvantagens da energia eólica?

Embora a energia eólica ofereça um enorme potencial, existem algumas desvantagens.

As principais desvantagens da energia eólica são:

  • As turbinas só geram energia quando o vento sopra
  • Como as turbinas eólicas incorporam peças móveis, elas exigem manutenção especializada
  • As turbinas eólicas precisam ser altas para ter acesso a vento menos turbulento e encontrar bons locais para colocar as turbinas pode ser difícil
  • As turbinas eólicas podem fazer barulho e causar poluição visual

Quanto custa uma instalação de turbina eólica?

Por causa dos altos custos de instalação das turbinas eólicas, geralmente fazem mais sentido para projetos de geração de energia em grande escala.

Mas, para aqueles interessados ​​em instalar um, uma casa americana típica exigiria uma pequena turbina capaz de gerar pelo menos 5 kW para atender a todas as suas necessidades de eletricidade com base na média de consumo anual de eletricidade dos EUA de cerca de 10.972 kWh por ano.

O preço de um pequeno sistema eólico também pode variar muito devido ao tamanho da sua casa, o tipo e a altura do sistema que você deseja e quaisquer custos extras de instalação relacionados.

De acordo com o Relatório do Mercado eólico Distribuído do Departamento de Energia dos EUA 2017, o custo médio por watt para uma turbina eólica é de $ 10,12.

Quanto custa instalar um sistema solar?

O custo médio para instalar um sistema solar no telhado ou no solo muda devido a uma variedade de fatores, incluindo o tipo e número de painéis sendo instalados, a área do país em que será instalado, preços locais e taxas de instalação e incentivos.

Para obter uma estimativa aproximada do custo potencial da energia solar, você pode usar o custo médio por watt nos EUA, que é $ 2,60. Com base nesse preço, o custo para instalar um sistema médio de 6 kW é de cerca de US $ 11.544 após reivindicar o crédito fiscal federal sobre energia solar.

Isso significa que a energia solar é uma opção muito mais econômica do que instalar uma turbina eólica em sua propriedade.

Qual é mais barato em termos de custo por kWh?

Comparar o custo por kWh de energia eólica versus solar determinará qual fonte de energia economizará mais dinheiro em cada uma de suas vidas.

Quanto mais você paga por kWh de energia renovável, menos você economiza na conta de luz; então vamos ver como cada sistema se compara.

Em média, uma turbina eólica de 5 kW de qualidade decente custará cerca de US $ 50.600 e gerará entre 8.000-12.000 kWh por ano. As turbinas eólicas são construídas para operar por pelo menos 25 anos, no entanto, sua produção diminui 1,6% a cada ano.

Levando todos esses fatores em consideração, o custo por kWh das turbinas eólicas é de 20,3 centavos.

Para produzir a mesma quantidade de energia solar, um sistema solar de 6kW é necessário e pode gerar entre 6.000 e 10.000 kWh por ano. O custo médio de um sistema de painel solar de 6 kW, após o crédito fiscal federal, é de $ 11.544 e a vida útil presumida de um painel solar também é de 25 anos. Os painéis solares médios degradam a uma taxa de 0,5% ao ano.

Com base nesses fatores, ao longo da vida útil de um painel solar, seu custo por kWh é de 4,6 centavos.

Por kWh, os painéis solares são mais baratos do que as turbinas eólicas. Não só a energia solar é uma forma mais barata de gerar energia, mas a energia solar custa menos quando se trata de manutenção de longo prazo, porque as turbinas eólicas exigirão mais manutenção devido às suas muitas partes móveis, que estão mais sujeitas a quebrar. Outro benefício importante para a energia solar é porque a energia solar é mais popular, é muito mais fácil encontrar instaladores solares do que empreiteiros de turbinas eólicas.

Além disso, os painéis solares têm uma garantia melhor, normalmente 25 anos, enquanto as garantias típicas de turbinas eólicas são geralmente de 2 a 10 anos.


Energia solar vs. energia eólica: o que é melhor para um proprietário?

Ambos os métodos oferecem alternativas limpas e com preços razoáveis ​​para os custos crescentes da energia de combustíveis fósseis, tanto financeira quanto ambientalmente. A energia renovável permite que você controle sua própria produção de energia e economiza dinheiro a longo prazo sem gerar poluição.

Em última análise, os painéis solares fazem mais sentido devido ao menor custo de instalação e manutenção.

As futuras redes elétricas terão geração eólica e solar, mas o papel do vento será principalmente para geração em escala maior, porque instalar e manter uma turbina eólica não tem custo benefício tão bom quanto solar.

Para os proprietários que procuram uma opção econômica de energia renovável, os painéis solares continuam sendo a melhor opção.

Autora original: Ana Almerini

Artigos relacionados :

Sistemas Off-Grid – Monitorando resultados


Sobre o Autor

Ricardo Jorge administrator

Deixe uma resposta