Diferenças entre KPI e OKR

Ricardo Jorge porRicardo Jorge

Diferenças entre KPI e OKR

Neste artigo sobre Diferenças entre KPI e OKR, abordaremos os indicadores de eficácia com que sua empresa segue metas estabelecidas (KPI), junto a objetivos definidos como os principais resultados (OKR).

É importante notar que KPI e OKR podem ser complementares e, em alguns cenários, os melhores resultados ocorrem quando são utilizados em conjunto.

KPI ( veja o artigo sobre KPI ) significa Key Performance Indicator, que demonstra a eficácia com que sua empresa está se movendo em direção a metas definidas.

Os KPIs ajudam empresas, departamentos, equipes e indivíduos a definir metas claras e monitorar o progresso mostrado através das métricas utilizadas para uma determinada KPI.

OKR significa Objectives and Key Results, um conjunto de metas que ajuda as empresas a estabelecer “objetivos” juntamente com os “principais resultados”, que ao serem medidos, apoiam a realização de cada objetivo.

Os OKRs nos negócios são usados para comunicar os resultados desejados em toda a organização, focar nas áreas mais importantes que precisam de melhorias e entregar resultados valiosos para os negócios.

O objetivo dos OKRs é definir o que exatamente você precisa melhorar e, com base nisso, como investir seu tempo nesse objetivo.

Você deverá ter foco para não desviar de suas metas, não realizando ações desnecessárias, ao mesmo tempo em que persegue seus objetivos.

Algumas considerações e exemplos sobre OKR

Precisamos ter em mente que os Key Results não são metas “absolutas”, mas sim, resultados mensuráveis que indicam o sucesso ou fracasso do Objetivo de forma clara e não subjetiva.

Se você planeja melhorar seu negócio, então que tipo de resultados mostrará que você teve sucesso?

Uma forma mais fácil de abordar OKR é separá-lo em duas partes, sendo uma para “O” que é o seu Objetivo e outra para “KR” que são indicadores de resultado..

Exemplo para um caso de RH:

“O” – Tornar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal uma prioridade para todos os funcionários.

“KR” – Melhorar a pontuação da pesquisa de equilíbrio entre vida profissional e pessoal para X

“KR” – Reduzir as horas extras em X

“KR” – Aumentar a pontuação da pesquisa semanal de satisfação para X

Exemplo para um caso de engenharia e desenvolvimento de produtos:

“O” – Acelerar a implantação de correções de bugs importantes

“KR” – Reduzir o tempo das correções de bugs de X para Y

“KR” – Reduzir as reclamações dos clientes em X%

Como definir seu Objetivo?

Para verificar se a sua definição de Objetivo está adequada, responda as perguntas abaixo:

  • O objetivo é amplo para sua avaliação e perspectiva?
  • O objetivo é inspirador?
  • O objetivo ajuda a atingir os objetivos da empresa?
  • O objetivo está alinhado com a estratégia corporativa?
  • O objetivo é indispensável?
  • O objetivo é coerente com o período de tempo definido para sua execução (timeboxing)?

Como definir seus KRs – Indicadores de Resultado?

Já para a parte “KR”, verifique os seguintes itens:

  • Você consegue medir com clareza, o que deseja como resultado?
  • O indicador selecionado demonstra o nível de sucesso para o seu Objetivo?
  • Tenha em mente que os Principais Resultados são resultados e não atividades/tarefas.
  • Não utilize mais do que 3 ou 5 “KR” para cada “Objetivo”.

Como definir seu OKR?

E para finalizar, valide seu OKR com a lista abaixo:

  • O Key Result adere ao SMART? (Specific, Measurable, Actionable, Relevant, Time bound)
  • O KR é um resultado e não apenas mais uma tarefa/atividade?
  • O KR ajuda a atingir o objetivo ao qual pertence?
  • Existe um cronograma definido para o KR?
  • O KR pertence a uma categoria de meta inspiradora (stretch goal) ou operacional?
  • O KR é importante o suficiente para aparecer no top 5 KRs para o objetivo?

SMART é um conjunto de critérios para conduzir a definição de metas e objetivos em diversas áreas.

Traduzido para o português como: Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal (relacionado ao Tempo).

De forma ideal, todo objetivo de uma empresa, departamento ou time deveria ser:

  • Específico – focar em uma área ou assunto específico para desenvolvimento.
  • Atribuível – especificar quem irá fazer.
  • Mensurável – quantificar ou, pelo menos, sugerir um indicador de progresso.
  • Realista – considerar resultados que podem ser atingidos de forma realista, dados os recursos disponíveis.
  • Relacionado ao Tempo – especificar até quando o(s) resultado(s) podem ser alcançados.

Qual dos 2 indicadores ( KPI / OKR ) é mais importante?

Após esta introdução, você provavelmente está se perguntando qual deles é mais importante e porque não posso usar apenas um deles?

Bem, se está em dúvida sobre utilizar KPI ou OKR, tudo depende do que você deseja medir.

Por exemplo, se você deseja dimensionar ou melhorar um plano ou projeto que já foi feito antes, os KPIs podem ser a melhor opção. Eles são diretos e permitem que você adicione um sistema de medição aos seus projetos e processos em andamento.

No entanto, se você tem uma visão maior ou deseja mudar sua direção geral, os OKRs podem ser a melhor alternativa. Eles têm maior profundidade o que permitirá que você expanda seus objetivos ainda mais e seja um pouco mais criativo sobre como planeja alcançá-los.

Os objetivos devem impulsionar o crescimento, a mudança ou a inovação em sua empresa ou equipe. Eles devem ser motivacionais, orientadores e fornecer clareza suficiente.

O Objetivo não deve ter um número – é para isso que servem os Indicadores de Resultados.

Os indicadores de resultado devem ser mensuráveis, portanto, se você não tiver um número, não é um indicador de resultado. Verifique com frequência seus indicadores de resultados para saber se está no caminho certo.

Importante notar que os indicadores de resultados não devem ser binários e tão pouco devem ser KPIs.

Agora que você já sabe as diferenças entre KPI e OKR, como pretende utilizá-los em sua empresa ou negócio?

Deixe seu comentário abaixo.


Artigos relacionados:

KPI o que é e para que serve

Outros artigos no BLOG:

Como desenvolver vender e ter sucesso com IoT

IoT o que fazer após a instalação?

O que você precisa saber sobre NFT


Image by PIRO4D from Pixabay

Sobre o Autor

Ricardo Jorge

Ricardo Jorge administrator

Deixe uma resposta